Ao contrário de outras capitais europeias, Estocolmo, capital da Suécia, é uma das cidades mais atrativas do mundo para os turistas. Esta cidade em 14 ilhas entre o Lago Mälaren e o Mar Báltico combina amenidades urbanas com proximidade com a natureza, é chamada de “Veneza do Norte”, porém, como a nossa São Petersburgo. Estocolmo é uma cidade incrivelmente bonita e habitável, onde grande importância é dada à qualidade de vida de seus cidadãos e à proteção do meio ambiente. Não há empresas da indústria pesada aqui, o que afeta positivamente o meio ambiente.
A capital sueca se aproxima do seu 770º aniversário, tem uma história rica e muitas atrações, mas a principal atração é a própria cidade, com suas ruas e praças largas, canais e lagoas, parques e praças verdes. No verão, quando o sol brilhante do norte mal se põe abaixo do horizonte e se reflete na superfície da água, a cidade parece quase mediterrânea, apenas mais relaxada e calma. Quando o tempo está bom, as pessoas enchem os muitos cafés ao ar livre, parques e praças e parques que o convidam a relaxar, brincar e ouvir música.
Estocolmo impressiona com seus contrastes: é uma cidade velha que parece nova, e nenhuma parte da cidade é igual à outra; pubs e cafés históricos lado a lado com bares e restaurantes modernos e sofisticados. Aqui nascem novas tendências de design e moda, novas tecnologias e soluções construtivas, que depois se espalham pelo mundo.
Estocolmo é a residência dos monarcas suecos, aqui está o único Palácio Real do mundo, que pode ser visitado a qualquer momento. Por mais de um século e meio, o país ficou alheio às guerras mundiais, por isso nada impediu que sua capital se transformasse em uma das cidades mais belas, modernas e culturalmente diversas do mundo. Não admira que em 1998 Estocolmo tenha recebido o título de Capital Europeia da Cultura. Teatros, museus e exposições em Estocolmo tornaram-se um modelo muito além dos países escandinavos. Qualquer visita a um museu ou exposição aqui será um acontecimento inesquecível não só para os adultos, mas também para as crianças.
Pessoas de todas as idades encontram coisas interessantes para si em Estocolmo. Um dia não chega para conhecê-lo, mas é o suficiente para se apaixonar por esta cidade do norte para sempre. Vamos ver o que a simpática capital sueca pode oferecer aos turistas.